facebooklikebutton.co

Costa Rica um paraíso

Costa Rica um dos países mais gay friendly das Américas! Leia Mais >>>

Gaycast #!

DQOGG também em áudio! Leia Mais >>>

 

TRANSformando: Visibilidade Trans

29 de Janeiro – Dia da Visibilidade Trans

Dia da Visibilidade Trans

Ensaio TRANSphotography de Andy Karol

Amanhã, 29 de Janeiro, é o Dia Nacional da Visibilidade Trans. No dia 29/01/2004 foi lançada campanha “Travesti e Respeito”, realização do Ministério da Saúde e m parceria com movimentos sociais. Foi a primeira campanha nacional de combate a transfobia. A campanha, e a data, se estenderam as demais identidades trans.

Um dos maiores problemas dos trans é a invisibilidade. A falta de conhecimento a respeito de sua realidade dificulta a articulação. Muitos não conseguem utilizar o nome social, são tratados pelo gênero oposto ao de sua identidade e não conseguem emprego.

A conquista de uma visibilidade trans maior é o primeiro passo para a mudança.

Também pagamos impostos e queremos políticas públicas de educação, segurança, saúde, lazer, cultura e direitos humanos, daí a importância dessa data, pois é com ela que travestis e transexuais reafirmam sua identidade de gênero e começam a participar da sociedade que as exclui” – Keila Simpson, presidenta do Conselho Nacional de Direitos LGBT.

O contato, da maioria das pessoas, com o universo trans é mínimo. E esse mínimo é julgado como muito. É ótimo que Lea T desfile nas passarelas, dê entrevistas. Mas o mundo trans não é feito apenas da realidade de Lea, que apesar de sofrer preconceito, possui apoio familiar e conseguiu inserção no mercado de trabalho. Ver a Lea pode ser o primeiro passo para buscar mais informações. Assistir a entrevista do João W. Nery é mais um passo.

A vida dos trans, assim como a do resto da humanidade, é extremamente diversa. Existem problemas comuns, assim como específicos.

Mas um problema é a fundação para vários outros, a falta de visibilidade. É a falta de visibilidade que dá brecha para diversos preconceitos.

No dia 29 acontecem diversos atos públicos, seminários, discussões, em todo o país. Informe-se a respeito do eventos na sua cidade, participe.

2 Responses to TRANSformando: Visibilidade Trans

  1. […] feliz que essa entrevista foi próxima do dia 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans e que Lea T usou um pouco de sua notoriedade para elucidar um pouco a população sobre a cirurgia […]

  2. […] foi o Dia Nacional de Visibilidade Trans e foi essa a forma que o Ministério da Saúde resolveu comemorar, dando esse presente nessa data […]

Deixe uma resposta