facebooklikebutton.co

Costa Rica um paraíso

Costa Rica um dos países mais gay friendly das Américas! Leia Mais >>>

Kevin Zegers

O lindo de Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos Leia Mais >>>

 

Marcando território

Vanessa Selbst 2

De vez em quando é importante mirar em alguma figura pública. Alguma pessoa que conseguiu conquistar uma posição na sociedade, num lugar que anteriormente só era permitido para outros tipos de gente. Quando a figura em questão é gay, parece que é representante legitima de todos, ainda mais quando não tem pudor de demonstrar quem é.

Ultimamente começaram a surgir (finalmente…) exemplos de esportistas gays, para a alegria de todos. Os 10% da população mundial não poderiam estar alijados de um meio onde corpos atléticos são exercitados todos os dias, apenas pelo preconceito de alguns… Sim, eles começam a sair do armário, de maneira tímida, mas revolucionária.

O pioneiro da causa foi o saudoso Lilico, no vôlei, aqui no Brasil. Com repercussão mundial, aconteceu com o jogador de basquete da NBA Jason Collins, o jogador de futebol americano Kevin Grayson, o mergulhador olímpico Tom Danley, o lutador de boxe Orlando Cruz e, mais recentemente, foram divulgadas as fotos do casamento da jogadora de vôlei de praia Larissa e de sua esposa Lili.

Todos são dignos de louvor, conquistaram seus espaços pelo talento e trabalho, em suas profissões. Ninguém chega a NBA se não for um dos melhores entre os melhores. Nem disputa uma medalha olímpica se não estiver entre a elite mundial em seu esporte.

Mas o que dizer de alguém que além de lutar para ser aceita, como esportista, também, precisa lutar para ser respeitada, por ser mulher e estar onde só homens antes eram aceitos? E sendo gay declaradamente? Este é o caso da espetacular jogadora de pôquer norte americana Vanessa Selbst.

Quebrando recordes e desafiando a vida

Vanessa Selbst 2

Ela é a mais bem sucedida jogadora profissional do poker de todos os tempos e já afirmou algumas vezes que sofreu até mais preconceito por ser mulher do que por ser gay. Em um universo predominantemente masculino (e muitas vezes machista), a jogadora de 29 anos já conseguiu mais de 9 milhões de dólares em torneios, com conquistas em todo o mundo.

Judia nascida em Nova Iorque e formada em direito na prestigiada Universidade de Yale, com duas especializações – um mestrado em ciências políticas no MIT ‎e um mestrado em Yale – ela atua na área dos direitos civis. Vanessa ama disputas, jogos em geral (é fanática por Pacman) e praticante de tênis e rugby. Durante a faculdade começou a jogar pôquer online e se profissionalizou.

Faz questão de que a noiva (com quem pretende se casar, muito em breve) esteja presente em vários de seus torneios, não se importando em realizar manifestações públicas de afeição. Tem orgulho de ser quem é, apesar de ter sido aceita quando começou a se tornar conhecida, devido ao preconceito. Seu talento falou mais alto.

Vanessa Selbst

Conseguiu realizar o sonho de quase todos os praticantes do esporte das cartas: venceu 2 vezes o bracelete do WSOP (World Series of Poker, uma espécie de copa do mundo do Pôquer, que acontece em Las Vegas e é televisionado, com muita audiência) em duas categorias diferentes: a Omaha e a Games Mix.

É profissional, patrocinada pela Poker Stars, mas adora jogar online, como qualquer praticante. Quem quiser acha-la, basta passear pelas mesas do site do patrocinador, onde se apresenta como V. Selbst. Mora atualmente no Canadá.

Em 2014, já conquistou um campeonato e abocanhou a módica quantia de pouco mais de 760 mil dólares. E num evento em que havia participado no ano passado (e vencido), ficou “apenas” em terceiro lugar e arrecadando “só” mais 607 mil verdinhas… Essa garota tem ou não tem futuro?

2 Responses to Marcando território

  1. […] e Crua: Invasão de Privacidade Papai Chegou – Mamãe da Semana: Dira Paes Do que os Gays Gostam – Marcando território As Biritas – Direitos sexuais, conheça os seus Sexxxethera – Quanto tempo duram suas preliminares? […]

  2. Isso é ótimo!
    Quanto mais os famosos assumirem o que são realmente, mais as pessoas cegas vão vendo o quanto são cobertas pela ignorância.

    Muito bom!

Leave a Reply

Facebook

Twitter